Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna

Sorry, no posts matched your criteria.

Como otimizar o tempo de fechamento do caixa da sua empresa?

Otimização de tempo: 7 dicas para ter uma rotina mais produtiva

Otimização de tempo: 7 dicas para ter uma rotina mais produtiva

 

Quantas vezes você terminou o dia querendo que ele tivesse mais do que 24 horas para poder dar conta de tudo? Pois é, esse é um desejo comum entre a maioria dos empreendedores, mas que também traz consigo um grande mito.

Afinal, de nada adiantaria ter mais tempo à disposição se você não consegue gerenciá-lo bem ou em outras palavras: perder horas preciosas com distrações, demandas operacionais que poderiam ser automatizadas e outros vilões da produtividade.

Por mais que você conheça o seu negócio de trás para frente e busque sempre formas de otimização de tempo, não custa lembrar de algumas dicas práticas para planejar a rotina e tornar a gestão da sua empresa mais eficiente.

 

Como tornar a sua rotina mais produtiva:

 

1) Planeje sempre

Adote o hábito de, na noite anterior, listar tudo o que precisa ser feito no dia seguinte. Dentro dessa lista, identifique a tarefa mais importante, reserve o momento do dia em que você se sente mais produtivo para executá-la e tente fazê-la sem interrupções.

Essa é uma dica simples, mas que ajuda a evitar a procrastinação. Sem falar que ao final do dia você vai se sentir realizado ao riscar da lista pelo menos aquilo que era mais urgente.

 

2) Aprenda a delegar

Uma vez que você tenha concluído a lista sugerida no item anterior, é hora de analisá-la com cuidado. Será que todas aquelas atividades realmente precisam ser realizadas por você?

Aprender a delegar pode ser difícil, principalmente para que é dono do próprio negócio, mas é uma função importante. Além de ganhar mais tempo para atividades nas quais você é imprescindível, o ato de delegar tarefas torna os seus colaboradores mais confiantes e com o sentimento real de fazerem parte do processo.

 

3) Comece com o pé direito

Ao final do expediente, arrume a área de trabalho e deixe ela organizada para a manhã seguinte. Assim você não apenas agiliza o início do próximo dia como também começa a desligar a mente durante a arrumação para relaxar nas horas de folga.

 

4) Tenha um momento para e-mails e burocracias

Se você faz paradas sempre que um e-mail chega – sendo que na maioria das vezes não é algo urgente – ou interrompe seguidamente o que está fazendo para lidar com pequenas burocracias, que tal reservar um ou dois momentos do dia só para resolver esses tipos de pendências?

 

5) Identifique (e elimine) o elemento sabotador

Pode ser a pausa do cafezinho que se estende, a espiada nas redes sociais que se prolonga, ou a reunião que poderia ter sido um e-mail. Analise a sua rotina de trabalho e procure identificar, ao final do dia, qual foi o momento em que você foi menos produtivo. O próximo passo é restringir o tempo que você gasta com a atividade ou, que sabe, eliminá-la da sua rotina.

 

6) Invista na automatização

O excesso de demandas operacionais costuma ser um dos principais inimigos da produtividade dentro das empresas. Por isso, procure pesquisar soluções de automatização – como softwares e outras tecnologias de gestão de numerário – que podem otimizar e simplificar diversos processos.

O terminal Saque e Pague, por exemplo, é uma solução completa que controla o caixa do seu estabelecimento, realizando de forma automatizada tarefas como contagem, validação e depósito de valores. Além de otimizar o tempo gasto com o fechamento de caixa da sua empresa, a tecnologia elimina riscos com erros de contagem e fraudes com o numerário e ainda reduz drasticamente a necessidade da presença de uma transportadora de valores.

Outro benefício de contar com o terminal Saque e Pague é o Portal do Varejo. Através deste portal você pode acessar e monitorar todas as informações dos seus depósitos realizados nos terminais Saque e Pague, podendo fazer a gestão das contas para depósito, gerenciar usuários no portal. O mais bacana do Portal do Varejo é que tudo é atualizado em tempo real, ou seja: você pode acompanhar todas as movimentações no momento em que são feitas e com extrema segurança.

 

7) Respeite seus limites

Mantenha-se atento aos seus limites: reserve um tempo do dia para os amigos, cuide da sua saúde e, independente de você preferir acordar cedo ou trabalhar até mais tarde, respeite o número de horas de sono necessárias para sentir-se bem e descansado.